Sendo o líder da bancada parlamentar do PSD, como prevê que seja o futuro do Partido?
Olá, Nuno. Escolhi a tua pergunta para poder destacar o papel fundamental que o PSD tem tido na construção de um Portugal mais justo, desenvolvido e em que cada um pode e deve lutar pela sua valorização individual.
Eu estou sempre muito confiante no futuro do PSD porque sei que ele se cruza com o sucesso do País. As grandes transformações que o País sofreu tiveram sempre o cunho do PSD. E sempre que foi preciso "colocar a casa em ordem" também foi ao PSD que coube essa tarefa.
A conjuntura política - partidária não é, de facto fácil. Mesmo tendo ganho eleições, fomos impedidos de continuar a reformar Portugal por uma maioria negativa que se constituiu na Assembleia da República. Mas eu estou em crer que o PSD voltará a ser merecedor da confiança dos portugueses pelo mérito das propostas e pela credibilidade dos seus protagonistas! Todos somos poucos para ajudar o PSD a construir um País melhor.
Na qualidade de ex-Presidente da JSD e como recém-eleito Presidente da Bancada Parlamentar do PSD, que conselhos poderá dar aos jovens para não desistirem da carreira política?
João, escolhi a tua pergunta para começar por dizer que a política não é, nem deve ser, uma carreira. Podemos até não fazer nada mais na vida durante muitos anos, mas "estamos" na política, não "somos" na política. Não que tenha algum mal fazermos política a vida toda; a política é realmente uma das mais nobres atividades a que nos podemos dedicar porque é dar de nós às comunidades. No entanto, eu defendo e acredito que termos uma independência profissional dá uma liberdade de pensamento e atuação ímpar!
Todavia, o conselho que daria era o da competência, sacrifício e trabalho. Parece um "clichê" mas é verdade. Se procurarmos sermos os melhores no que fazemos, se trabalharmos com afinco e estivermos disponíveis para fazer alguns sacrifícios (sobretudo pessoais) tenho a certeza que o sucesso bate à porta! Boa sorte, João! E nunca desistas!
Após uma ascensão rápida e notória, quais é que são as perspectivas para o seu novo cargo como líder do Grupo Parlamentar do principal partido da oposição?
A tua ascensão é o comprovativo de que há uma renovação nos partidos políticos e os jovens ganham o seu espaço pelo seu trabalho, competência e empenho?
Em que termos se pode falar de uma identidade nacional num país caracterizado por notáveis idiossincrasias regionais no âmbito histórico, cultural e socioeconómico?
Concorda com a ideia de que deveria de ser implementada a liberdade de voto na generalidade das propostas apresentadas na Assembleia da República e que a disciplina de voto apenas se mantém em questões de governabilidade
Em entrevista afirmou que a sua geração tem (e teve) falta de oportunidades, mas ainda assim é associado a uma carreira política de sucesso. Qual é o seu conselho para os jovens que desejam singrar na política?