Catarina de Albuquerque
Se os Direitos Humanos são inalienáveis e não podem ser tirados a nenhuma pessoa, isto significa que nunca podem ser limitados ou negados? Nunca podem ser negados, mas podem ser limitados. Por exemplo, existem limites à liberdade de imprensa quando colide com outros direitos, como a reserva da vida privada.
Miguel Poiares Maduro
Os órgãos de comunicação social portugueses são verdadeiramente livres ou existe algum tipo de influência ou controlo por algum partido político? Mais do que um controlo ou falta de liberdade, ou mesmo um
enviesamento político, existem formas de condicionamento (mais ou
menos conscientes). Decorem de duas fontes: 1. Excessiva
proximidade entre jornalistas e políticos cria um jornalismo
transnacional e uma dependência mútua perigosa. Pouco
transparente para os cidadãos e condicionadora dos jornalistas; 2. A
fragilidade económica dos média (e, em consequência, dos
jornalistas) torna-os mais suscetíveis a interferências económicas e
políticas.
Simão Ribeiro
Seria benéfico para Portugal um Estado que não interviesse tanto na Economia? Eu acredito genuinamente num estado mais regulador do que num "estado ator" em termos económicos.
Sou um fiel defensor da iniciativa privada como comportamento padrão da ação económica. Na minha opinião, o estado só deve intervir ( em termos de ação) em setores cuja oferta privada seja deficitária e estes mesmos setores sejam determinantes para o desenvolvimento da visão ou modelo de sociedade que queremos. E o que quero eu? quero um estado menos presente na vida das pessoas como agente económico assumindo um papel fiscalizador e regulador. Quero um estado garantistico de bens essenciais e estruturais como uma educação de qualidade e ação social, mas um estado sem preconceito em que este serviço publico possa ser prestado por privados...
António Barreto
A Regionalização pode voltar a aproximar as pessoas da política? Se sim, porquê? Creio que não. Creio que é uma falsa questão. E um falso problema. A Regionalização é um dispositivo de reforço dos aparelhos políticos e uma maneira de consolidar local e regionalmente a apropriação do Estado pelas máquinas partidárias. Muito mais importantes são as eleições uninominais e as candidaturas livres e independentes.
José Manuel Durão Barroso
Qual a maior dificuldade que a União Europeia enfrenta? A principal dificuldade neste momento é a de encontrar uma resposta coordenada a imigração ilegal. O fluxo muito rápido e massivo de refugiados e de imigrantes ilegais está a fomentar o aparecimento e o crescimento de partidos xenófobos e todos eles antieuropeus. Se juntarmos também um certo populismo, por vezes de direita, mas também às vezes esquerda, que se faz sentir contra a globalização, tudo isso atinge em certa medida a União Europeia. Se juntarmos igualmente o facto de o terrorismo ligado ao fundamentalismo islâmico criar cada vez mais receios entre os europeus, verificamos que estas diferentes ameaças podem confluir e vir a reforçar nacionalismos antieuropeus.
Estou convencido de que a União Europeia vai saber resistir e que, como tantas vezes acontece, acabará por, de forma progressiva, encontrar respostas a tais problemas, mas não há dúvida que no imediato isto coloca sério desafios a União Europeia como projeto transnacional e de abertura. Os seus próprios valores estão de algum modo algum modo em risco.
Catarina Furtado
Com a mediatização da política e com a crescente importância da televisão para os políticos transmitirem as suas ideias, quais são os principais factores que estes devem ter em conta?
Carlos Moedas
Como é político e economista, na sua opinião, é a política que está "dependente" da economia ou é a a economia que está "dependente" da política?
Pedro Reis
Quais são os objetivos do Instituto Francisco Sá Carneiro a longo prazo?
Miguel Morgado
Não deveria existir um maior número de pessoas formadas em Ciência Política em cargos políticos? E a mesma situação não se deveria verificar no caso dos comentadores políticos?
Hugo Soares
Acha que Portugal está preparado para a realização da prostituição e das drogas leves?
Inês Henriques
Já sabe como bateu o recorde mundial?
Sérgio Sousa Pinto
Em Política vale tudo?
Achei Curioso
O Bom Ambiente da Universidade de Verão
Sugestões
Uma palestra sobre corrupção e transparência
Desafio do JUV
Qual foi a principal novidade trazida pelo Prof. António Costa Silva? Devemos ter a capacidade de transformar lixo em recursos
O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vem hoje à UV. Esta sessão será capa do próximo JUV e o título é sugerido por ti. Envia-nos um título curto e incisivo. Portugal não vai enlouquecer
Responde também tu à pergunta: porque arde tanto o nosso país? Não existe capacidade de trabalho para intervir na floresta.
Qual é a tua maior dificuldade quando falas em público? Não ter um AVC
Escreve uma curta mensagem de despedida para os teus colegas. O JUV publicará aquela de que gostar mais. Até para o ano!