NOTÍCIAS
 
 
Resumo dia 1

Castelo de Vide recebeu nesta segunda-feira os alunos da 15ª edição da Universidade de Verão, uma iniciativa conjunta do Instituto Francisco Sá Carneiro, do PSD e da JSD.

Intervieram na sessão formal de abertura: Ana Vidal, enquanto aluna da edição anterior da Universidade de Verão; Carlos Coelho, na qualidade de Diretor da Universidade de Verão; Simão Ribeiro, Presidente da JSD; e Pedro Reis, Presidente do Instituto Sá Carneiro.

Ana Vidal partilhou com os alunos a sua experiência de aluna, transmitindo uma mensagem de união a partilha entre os alunos, apresentando também o vídeo-resumo da Universidade de Verão de 2016.

A sessão prosseguiu com a intervenção de Carlos Coelho, Diretor da Universidade de Verão, que deu as boas-vindas aos novos alunos, bem como explicou a metodologia das aulas e jantares-conferência, quais os objetivos esperados e os instrumentos de participação à disposição dos participantes.

O Presidente da Juventude Social Democrata, Simão Ribeiro, reforçou a importância da formação para a valorização e crescimento dos jovens alunos da UV 2017, frisando que “Formar não é formatar”, e por isso todos os contributos e aprendizagem são uma mais-valia para a JSD, mas principalmente para a democracia.

Pedro Reis, fez uma análise global ao estado da nação, da ação politica e intervenção cívica, versus os desafios que se colocam à politica e aos políticos nos dias de hoje, focando 5 fatores cruciais na política: “saber gerar confiança, ter uma estratégia clara, manter o foco, profissionalismo e por fim, persistência”. O Presidente do Instituto Sá Carneiro, defende que se estes cinco fatores estiverem assegurados, a Europa irá recuperar a sua ambição e “se a politica europeia estiver à altura, terá resposta das pessoas”.

No primeiro jantar formal desta academia, contamos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Dr. António Nobre Pita, que deu a todos as boas-vindas “a esta terra tão especial”, e do Dr. Jaime Ramos, médico, empreendedor social, empresário e candidato a Presidente de Camara Municipal de Coimbra nas próximas eleições autárquicas, que transmitiu aos alunos a importância do pensamento crítico e democrático. “Precisamos de ter uma democracia mais preocupada com o futuro e menos com o presente, a gestão de um País, pressupõe que os políticos devem ter uma preocupação muito grande a 10 anos, 20 anos e 30 anos”, disse Jaime Ramos.