Qual a sua opinião sobre o futuro do projeto europeu, face aos enormes desafios que se coloca neste momento?
Sou um europeu convicto e por isso otimista em relação ao projeto europeu. A UE sempre conseguiu ultrapassar os seus desafios. Nem que seja porque não há nenhuma alternativa credível ao projeto europeu.
Estou convencido de que os jovens europeus, que beneficiam todos os dias das vantagens da UE, nunca aceitarão retrocessos neste projeto.
Quais são os maiores desafios quando se é Comissário Europeu Português?
A expressão usada de "comissário europeu português" resume bem o desafio de conciliar o interesse europeu e o nacional. É que, apesar de serem designados pelos governos nacionais, os comissários são aprovados pelo Parlamento Europeu, ganhando assim a legitimidade dos cidadãos europeus. Assim, cada comissário defende o interesse comum europeu. Mesmo se nenhum comissário europeu representa o seu país a nível europeu, todos os comissários são embaixadores da Europa nos seus países de origem.
Tendo presente o crescimento de movimentos mais radicais e a não identificação das pessoas (sobretudo dos mais jovens) para com os partidos políticos, de que forma pode o projeto Europa contribuir como exemplo de boas práticas?
Sendo o envelhecimento e a baixa taxa de natalidade dois enormes problemas da Europa, como pensa que deverão ser investidos os Fundos Europeus inerentes à Ciência e, mais concretamente, à Saúde Pública?
Nos últimos anos tem-se assistido a uma evolução a vários níveis. Na sua opinião, como ou porque é que ainda não se conseguiu uma mudança de paradigma que beneficie igualmente o Homem e o Meio-Ambiente?
Numa realidade de tensão política global em que vivemos, como podemos recorrer à "Investigação, Ciência e Inovação" para uma melhor união e coesão mundial e europeia?