José Manuel Durão Barroso
Com a 3° ronda de negociações a decorrer em Bruxelas desde segunda-feira e que se prolonga até esta quinta-feira, por questões de discórdias permanentes quanto ao estatuto dos cidadãos da União Europeia que residam no Reino Unido ou noutros países do bloco, à questão da "fronteira invisível" entre as duas Irlandas assim como o acordo na fatura do divórcio, considera haver futuro e seriedade neste tratamento especial e flexível que a Sra. Theresa May pretende?
Sugestões
Considero que a Universidade de Verão deveria durar duas semanas, sendo que na primeira semana depararíamos com as tarefas a realizar faseadamente, de modo a assimilarmos e a adaptarmos às questões politicas e às regras de eloquência. Já na semana seguinte os prazos das tarefas começariam a encurtar, aumento a diversidade delas de modo a pressionar-nos e a aperfeiçoarmos as técnicas previamente aprendidas. Deste modo poderíamos ser melhores políticos.
Desafio do JUV
Qual foi o principal argumento de cada um dos oradores do debate da Eutanásia? Na minha opinião, nesta sessão a Sra. Deputada Paula Teixeira da Cruz foi sublinha a razão do direito à vida mas não do dever à vida. A vida humana tem primazia sobre a vida biológica pois enfraquece toda a racionalidade e a consciencialização do paciente pela liberdade repreendida dentro de si mesmo.
Por outro lado, o Sr. Doutor Ricardo Baptista Leite realça a falta de investimento nos cuidados paliativos por parte do Estado o que acaba por eliminar a esperança de vida para o utente e encaminha para uma profunda queda no desespero, pelo sentimento de abandono.