“Porque as Nações Falham” de Daron Acemoglu e James Robinson
Filme:
“Kagemusha ou a Sombra do Guerreiro” de Akira Kurosawa.
Qualidade:
Coragem.
Curriculum:
António Costa Silva é professor no IST (Instituto Superior Técnico de Lisboa) onde fez a agregação em Planeamento e Gestão Integrada de Recursos Energéticos. Licenciatura em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, fez o Mestrado em Engenharia de Petróleos no Imperial College (Universidade de Londres) e o Doutoramento no Instituto Superior Técnico e no Imperial College, defendendo uma tese sobre “O Desenvolvimento de Modelos Estocásticos aplicados aos Reservatórios Petrolíferos”.
É o actual Presidente da Comissão Executiva do Grupo PARTEX OIL AND GAS. A PARTEX está envolvida em projectos de exploração e produção de petróleo e gás em Abu Dhabi, Oman, Kazaquistão, Brasil, Argélia, Angola e Portugal.
De 2001 a 2003 trabalhou no Instituto Francês do Petróleo (IFP) em Paris, no seu ramo empresarial (BEICIP-FRANLAB), como Director de Engenharia de Reservatórios e Director de Operações. Foi responsável e coordenador das equipas técnicas que executaram projectos nalguns dos maiores campos de petróleo e gás do mundo. Destacam-se os seguintes Projectos: Hassi-Messaoud para a Sonatrach na Argélia, Cantarel para a Pemex no México, El Furrial, Zapatos e Bachaquero para a PDVSA na Venezuela, North Harad (campo Gawhar) para a Saudi Aramco na Arábia Saudita e os projectos de Gascharan e Salman no Irão.
Em 2002 foi seleccionado pelo Tribunal Internacional da Câmara de Comércio de Estocolmo como o perito internacional encarregue de resolver a disputa jurídica e técnica entre duas das maiores companhias de petróleo do mundo, num campo ao largo do Mar da China.
De 1998 a 2001 foi Director Executivo da Multinacional Francesa CGG (Compagnie Générale de Geophysique) e dirigiu o seu escritório em Lisboa, coordenando projectos de Exploração e Produção no Médio Oriente (Bahrain), no México e na Rússia.
Em 1980 iniciou a sua actividade profissional na Sonangol em Angola, fazendo parte do Departamento de Produção, dedicando-se a estudos de reservatórios e execução de planos de produção, assim como análise e interpretação de testes de poços nos campos da Bacia do Quanza em Angola.
De 1984 a 1997 exerceu a sua actividade na CPS (Companhia Portuguesa de Serviços) trabalhando entre outros projectos, no projecto Tacis “Assistance for New Oil Field Development” apoiado pela Comissão Europeia e executado para a Oblast da Sibéria Ocidental (Tyumen).
Actualmente tem recebido convites para conferências internacionais sobre energia. Em Janeiro de 2007 participou como orador em Potsdam na conferência organizada pelo Fundo Marshall dos EUA e da Alemanha e integrada no ciclo dos Diálogos Transatlânticos sobre energia. Em Maio de 2007 participou como orador convidado no seminário sobre Segurança Energética realizado no “Deutsche Bank” em Berlim, no âmbito da preparação da cimeira do G8 e organizado pelo Fundo Marshall e pela Alfred Herrhausen Society. Em Outubro de 2010 participou como orador convidado no Seminário da Brookings Institution realizado em Washington com uma comunicação sobre “Transatlantic Energy Strategies and Resource Nationalism”.
Quanto aos últimos trabalhos publicados salientam-se os seguintes: “O Petróleo e as Relações Internacionais”, revista de Relações Internacionais , IPRI, Nº6, 2005; “Does the End of Oil means the End of Oil Culture?”, Seminar on “Energy and Environment”, Casa de Mateus, Setembro de 2006; “Europa e a Segurança Energética”, Revista do IDN (Instituto de Defesa Nacional), Abril de 2007; ”Europe and Russia: How the Energy Partnership can work?”, Bureau of European Policy Advisers - Monthly Briefing, Comissão Europeia, Bruxelas, Dezembro 2008.