O dia de sexta-feira começou com a aula do deputado Paulo Rangel, que fez uma exposição aos alunos da Universidade de Verão sobre o tema “Portugal e o futuro da Europa”.
Após um enquadramento histórico, numa chamada de atenção aos alunos, Paulo Rangel afirmou “é possível regressar ao futuro, mas não é possível regressar ao passado”. Acerca da atualidade Europeia, Rangel tocou em diversas temáticas: o euro, as eleições na Alemanha, e o Brexit. Sobre este tema afirmou: “O Brexit uniu os 27”.
Durante a tarde, o Eng. António Louro e Dr. Marco Martins debateram o tema “Incêndios: Porque é que Portugal arde tanto?”. Ambos com grande experiência na área, transmitiram aos alunos a importância da prevenção para uma maior eficácia no combate aos incêndios. "Os cidadãos são, também, responsáveis para combater os incêndios florestais, para garantir a segurança dos seus bens", afirmou Marco Martins.
Sobre os incêndios que ocorreram neste Verão em Portugal, António Louro lembrou que “a natureza cooperou connosco em ter-nos dado um fogo grande de cada vez.”
O penúltimo jantar-conferência da 15ª Universidade de Verão contou com a presença da Professora Catarina Albuquerque, que transmitiu aos alunos a sua visão e experiência sobre os Direitos Humanos. Para Catarina Albuquerque, “aquilo que estamos a viver nos últimos tempos, mostra que não podemos dar nada por adquirido. A minha mensagem é que não podemos dar por adquiridas as conquistas dos últimos 70 anos. Temos que continuar a ser intolerantes com as ameaças que surgem de forma tímida e discreta aos direitos humanos.”